Notícias

Evento solidário homenageia bairro 2 de Julho em Salvador

Os alimentos não perecíveis que forem arrecadados no evento serão destinados às instituições, a exemplo do Gacc e do Martagão Gesteira.
  • Categoria: Geral
  • Publicação: 11/07/2023 01:22
A união do povo brasileiro em 1823 pela emancipação teve resultado, e desde então, as homenagens ao 2 de Julho chegaram ao Bicentenário.

O sentimento de fraternidade e solidariedade do povo baiano perpetua até os dias atuais.

Diante disso, com o objetivo de promover uma ação solidária e também de homenagear o bairro de Salvador que leva em seu nome uma data tão importante, Dois de Julho, o Clube Carnavalesco Fantoches de  Euterpe realizará o evento Projeto Solidário Samba 2 de Julho no próximo domingo (16), a partir das 14h, no Largo Dois de Julho, em Salvador.

Para além da data cívica, este ano o evento estende-se a reconhecer o trabalho dos moradores locais e promover ações sociais, como ressalta o presidente do Clube Fantoches, Reginaldo Santos.

"É sabido que por ocasião da Independência em 1823, foi por pelo 2 de Julho que o Exército Brasileiro, se utilizou dali como passagem para as tropas, quando ali ainda se chama Largo do Accioli.

Com isso, o evento tem como finalidade  homenagear o bairro 2 de Julho onde o Clube Fantoches se estabeleceu quando ainda não era bairro, permanecendo até hoje com as suas atividades.

A homenagem se faz ao reconhecimento do Clube ao bairro e ao trabalho desenvolvido pelos seus moradores", afirmou.

Quem passa pelas ruas do Dois de Julho pode perceber a diversidade de comércio que esse bairro oferece à comunidade.

Desde alimentos naturais a produtos artesanais, pode-se dizer que Dois de Julho é um lugar completo e a alma desse bairro é a união e generosidade.

Diante disso, para participar do Projeto Solidário Samba 2 de Julho, será preciso doar 1 quilo de alimento não perecível.

Os itens que forem arrecadados serão destinados a instituições, a exemplo das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), Hospital Aristides Maltez, Hospital Martagão Gesteira e o Grupo de Apoio a Crianças com Câncer (Gacc), através da organização não governamental, SOS Criança.

De acordo com Reginaldo Santos, o Clube Fantoches já realizou outras edições desse evento, porém esta será a primeira vez que o evento terá cunho solidário.

"O Clube Fantoches, ao longo dos anos vem realizando várias edições do evento, intitulado Samba da Independência, não de caráter solidário, mas dentro da programação cívica da data, beneficente é pela primeira vez, dentro do nosso objetivo de contribuir com as instituições que promovem o bem estar social a nossa sociedade", disse.

Dentre as bandas e artistas convidados para o evento solidário estão: Jota Zô, Remandiola Baiana, Banda Bambeia, Banda Paparico, Gang do Samba, Movimento, Neto Bala, Swing do Fora, Gal do Beco, dentre outros.

Para as crianças, as atividades que são desenvolvidas pelo Clube Carnavalesco Fantoches de Euterpe são as artes marciais, capoeira, dança, artesanato dentre outras.