Notícias

Alexandre de Moraes quebra sigilo bancário de Zambelli e o do hacker

A decisão de quebra de sigilo tomada por Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal, também atinge os assessores da deputada e a empresa do hacker Walter Delgatti
  • Categoria: Geral
  • Publicação: 02/08/2023 15:27

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a quebra de sigilo bancário da deputada Carla Zambelli e do hacker Walter Delgatti.

Os dois são acusados de invadir computadores do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em janeiro de 2023.

A invasão hacker, ocorrida em 4 de janeiro, teve como objetivo inserir no Banco Nacional de Mandados de Prisão do Conselho Nacional de Justiça um falso mandado de prisão para o ministro Alexandre de Moraes e, posteriormente, expedir 10 alvarás/ordens de soltura em favor de internos do sistema prisional brasileiro.

A decisão de quebra de sigilo de Moraes também atinge os assessores da deputada Renan Cesar Silva Goulart e Jean Hernani Guimarães, e também a empresa do hacker, a Delgatti Desenvolvimento de Sistemas.

Além disso, o ministro pede que as "instituições financeiras envolvidas encaminhem os dados bancários via rede mundial de computadores".


Na decisão, Moraes estabelece ainda o afastamento do sigilo bancário de "todos os bens, direitos e valores mantidos em instituições financeiras, no período de 01/06/2022 a 01/06/2023, pelas pessoas físicas e jurídicas relacionadas a seguir, diretamente ou por seus representantes legais, responsáveis ou procuradores, de forma individualizada ou em conjunto com outras pessoas".

Na manhã desta quarta-feira (2/8), Zambelli e Delgatti foram alvos de mandados de prisão e busca e apreensão no processo que investiga essa invasão.