Notícias

SÓ VEM AQUI PARA PEDIR VOTOS - com a esquerda ou com a direita! "Por João Moura"

Na vida tudo tem as suas entrelinhas e, o político, ele se torna um elo entre o povo e suas demandas, mas não é simples assim.
  • Categoria: Geral
  • Publicação: 16/09/2023 13:50

Existem e existirão políticos com este tipo de comportamento.

Sempre foi assim.

Mesmo que ainda seja muito cedo para se pensar em eleição no DF, mas 2024 está apontando ali no horizonte, para além do bem e do mal, nos municípios brasileiros.


Na capital do País, Brasília, só teremos eleições em 2026, mas, nos municípios, teremos as eleições de 2024 para pensar… e o povo deseja (e precisa) saúde grátis, o político promete saúde grátis se chegar ao cargo, e o eleitor vota no político pela promessa da saúde que já é grátis, fornecida pelo Estado.

Na vida tudo tem as suas entrelinhas e, o político, ele se torna um elo entre o povo e suas demandas, mas não é simples assim.

No Distrito Federal – nem sequer esquecemos as eleições de 2022, o atual governador, Ibaneis Rocha (MDB), já trabalha para garantir sua vaga de Senado – já que não pode mais ser reconduzido ao cargo de governador em 2026. Por aqui esse cenário já está desenhado e a trilha começa a ser traçada num jogo para o governador Ibaneis ir mexendo suas peças e ir marcando bem o seu espaço político que já vem ocupando desde 2018 – e sem oposição nenhuma, porque a Câmara Legislativa – e seus deputados distritais – têm comportamento (aqui e acolá) de puxadinho do Palácio do Buriti.

Mas, a política é como uma nuvem, já dizia Ulysses Guimarães – saudoso deputado das fileiras do MDB de Ibaneis que, decidido, já tem sua vice-governadora, Celina Leão (PP), como a sucessora do seu legado no Palácio do Buriti.

Porém, algumas coisas comparam a famosa capacidade do cantor baiano Gilberto Gil - que é conhecido como o rei dos jogos de palavras – no caso aqui, as palavras, compõem o discurso político para ganhar o eleitor - quem fizer melhor, tá eleito!

Estratégias modernas e atualizadas para uma campanha eleitoral, principalmente a municipal de 2024, precisam mostrar e trabalhar os diferentes fatores que influenciam a decisão do voto - políticos gostam de atenção e carinho, sem isso viram pedra de tropeço.

Quem está no topo da política precisa tomar cuidado.

Na atualidade acontece muito o “estamos juntos e misturados”.

As palavras voam com o vento e no apagar das luzes o sorriso acaba, a reunião sórdida e cheia de planos de tomada de poder acontece sem que ninguém desconfie.

Contudo, fica claro – para se manter no poder - não basta só esfriar a cabeça e tocar o barco.

Os bastidores nesses próximos meses serão fundamentais, principalmente, porque no Entorno do DF, mais de 700 mil eleitores, em 22 municípios (pertencentes a Goiás e Minas Gerais) que rodeiam o Distrito Federal – a RIDE de Brasília, devem voltar às urnas no próximo ano.

Região do Entorno de Brasília – composta por municípios de Goiás e Minas Gerais – que é de conhecimento de todos a necessidade de saúde, educação, segurança e transporte público de qualidade.

E que não anda nenhum pouco atendendo às necessidades mínimas dos cidadãos contribuintes, moradores do Entorno que buscam o DF para atender suas necessidades de trabalho, saúde... e lhes são oferecidos pelos governos de GO, MG e DF, serviços de péssima qualidade no transporte público e, nenhum outro serviço de qualidade nos municípios da RIDE – Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do DF, GO e MG.

É preciso mudar a realidade da região, geralmente associada à violência e a carências de infraestrutura de educação, saúde e transporte.

Os eleitores do Entorno deverão eleger 22 novos prefeitos e 266 novos vereadores em 2026.

Com quase 1 milhão de eleitores, cidades como Luziânia, com mais de 100 mil eleitores, se destaca no Entorno do DF, seguida por Águas Lindas – segundo maior colégio eleitoral da região e, Valparaíso de Goiás – que já se confunde suas divisas territoriais com o DF, será decisivo para qualquer projeto de reeleição do governador ou trampolim para outros cargos como o de Senador da República, pretendido por Ibaneis Rocha para 2026.

Aliados políticos governistas (de ambos os atuais governadores de GO e DF – que patinam, mas não inclinam nenhuma mudança considerável na qualidade de vida da população do Entorno) possuem fortes influências políticas na região e não fazem nada no exercício de seus mandatos, mas... em períodos eleitorais SÓ VEM AQUI PARA PEDIR VOTOS - com a esquerda ou com a direita!

Há um ditado popular que diz: “quando se perde um mandato, nem o vento bate à porta”....

Já na Praça dos 3 Poderes – o vento que sopra justiça é forte e, STF vê tentativa de golpe no 8 de janeiro mirando as baterias golpistas de Bolsonaro, fazendo história ao julgar réus do 8/1 na pataquada bolsonarista, cujo chefe-mor, agora 'manso', aguarda Cid – seu ajudante de ordens abandonado nas trincheiras de uma guerra insana contra os poderes da república brasileira.
" De João Moura de Brasília para tvbatatinhaweb João é um pensador errante que às vezes, acerta... outras vezes... observa."
Aguardemos os próximos capítulos...