STF garante regime aberto para condenados por tráfico privilegiado Pena poderá ser reduzida ou convertida em serviços à comunidade
O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu nesta quinta-feira,19, uma tese de julgamento para garantir que condenados por tráfico privilegiado de drogas tenham direito ao regime aberto de cumprimento de pena.
- Categoria: Geral
- Publicação: 20/10/2023 01:01
A súmula vinculante foi aprovada para determinar que juízes de todo o país devem cumprir a jurisprudência do Supremo favorável ao benefício, que foi definida em decisões anteriores sobre a questão.
A motivação da Corte foi o descumprimento da Lei Antidrogas (Lei 11.343/2006), norma que prevê o regime, por diversos magistrados do país.
A decisão do Supremo vale para condenados por tráfico que são réus primários, que tenham bons antecedentes criminais, não se dediquem a atividades criminosas e não integrem organizações criminosas.
Eles poderão obter redução de um sexto a dois terços na condenação e deverão ter a pena deverá ser convertida em prestação de serviços à comunidade.
Último a se manifestar na votação, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, ressaltou que os benefícios valem somente para condenados que preencherem todos os requisitos estabelecidos pela lei.
"Prender esses meninos primários, com pequenas quantidades de drogas, quando não façam parte do crime organizado, é fornecer mão de obra para o crime organizado dentro das penitenciárias", afirmou Barroso.
Em caso de novos descumprimentos, caberá um recurso chamado reclamação constitucional ao próprio Supremo.
Leia Mais
11/11/2024 10:52
Madre de Um ônibus tombou, quatro pessoas morrem e outras 15 ficam feridas em uma localidade conhecida como Curva dos 40.
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionadas para socorrer os feridos.
11/11/2024 06:31
Decisão do STF que permite CLT no serviço público gera preocupação
Entidades e sindicatos afirmam que entendimento da Corte sobre lotação de órgãos públicos gera riscos para a estabilidade dos funcionários
10/11/2024 19:40
Número de favelas dobra no país e chega a 12 mil áreas, segundo IBGE
Atualmente, 8,1% da população brasileira reside em áreas consideradas favelas, representando um aumento significativo em relação a 2010, quando 6% da população vivia nessas condições
10/11/2024 19:28
Flamengo satiriza Atlético após faturar o penta da Copa do Brasil: ???Nós acreditamos???
Rubro-Negro vence Galo por 1 a 0 na Arena MRV, em Belo Horizonte, e fatura o seu quinto título do torneio mata-mata nacional
09/11/2024 22:37
Prefeito eleito no CE diz que vai renunciar para virar deputado e dar vaga para mãe
Orós, cidade cearense, terá como prefeita Tereza Cristina (PSD), que é mãe de Simão Pedro e vice na chapa eleita