Notícias

CCJ do Senado aprova indicações de Dino e Gonet para STF e PGR

Indicados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vão para a última etapa do procedimento. Eles precisam de ao menos 41 votos dos senadores no plenário
  • Categoria: Geral
  • Publicação: 14/12/2023 01:04

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (13/12), os nomes de Flávio Dino, para o Supremo Tribunal Federal (STF), pelo placar de 17 a 10, e de Paulo Gonet, para a Procuradoria-Geral da República (PGR), por 23 a 4.

As indicações de seguem agora para deliberação plenário da Casa — onde ambos precisam de 41 votos, cada, para serem confirmados nos cargos.

Dada a resistência à sua indicação, a sabatina na comissão foi centrada em Dino, alvo de alguns senadores da oposição, mas também da atenção especial dos governistas.

Gonet foi menos acionado por parlamentares dos dois lados.

No total, a deliberação do colegiado durou 11 horas.

A sabatina simultânea inédita colocou os dois na mesa do lado do presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que ignorou questão de ordem do senador Alessandro Vieira (MDB-SE) para que esse modelo fosse revisto e cada um fosse ouvido separadamente.

Ele afirmou que os integrantes do colegiado já estavam cientes do esforço concentrado no Congresso, em razão da proximidade com o recesso parlamentar.