Gilmar Mendes: descriminalização das drogas passa por "incompreensão"
Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) foi o convidado do programa 'CB.Poder' desta terça-feira (16/4). Decano ponderou sobre a realidade brasileira na discussão da descriminalização das drogas
- Categoria: Geral
- Publicação: 16/04/2024 18:04
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes foi enfático em relação as discussões sociais sobre a descriminalização das drogas:
“A gente está vivendo um momento de certa tensão dialética e de muita incompreensão”.
O decano afirma que a tentativa do STF sobre o tema é fazer a distinção entre usuário e traficante.
A declaração de Mendes ocorreu ao CB.Poder desta terça-feira (16/4) — programa do Correio em parceria com a TV Brasília.
O ministro acredita que para não tratar o usuário de drogas como autor de um crime ou de uma infração administrativa, é preciso separar as ações — para não colocá-lo como traficante.
“Por outro lado, considerando as nossas assimetrias sociais, nós sabemos que é a polícia que acaba atuando como juiz, colocando alguém como usuário ou traficante”, analisa Mendes.
"Nas áreas centrais, alguém que seja encontrado com uma grama de cocaína é visto como usuário, mas em cidades satélites, talvez seja considerado traficante", exemplifica o ministro.
“Os nossos presídios estão cheios dessas pessoas, que acabam sendo mão de obra do crime.
É uma tentativa de fazer uma uma leitura completa, holística desse fenômeno”, reforça Gilmar Mendes.